Ao longo dos anos tenho verificado que o atleta de futsal, no meio da sua formação como atleta, apresenta várias lacunas na sua aprendizagem do futsal, nos fundamentos do desporto. Por vezes um atleta, a meio do seu percurso formativo, não sabe os princípios do jogo, não sabe os fundamentos individuais que o jogo exige, não tem a destreza motora necessária ao jogo, a flexibilidade que os movimentos de um jogador de futsal exige,

o que é um correto posicionamento defensivo, uma paralela e como se desenrola a ação, entre outras. Muitas das vezes "abdica-se" do ensino da modalidade em detrimento do ganhar. Sinto que o ganhar é, desde cedo, sinónimo de boa formação e com isso queimam-se várias etapas no ensino da modalidade. Ganhar deve ser uma consequência do trabalho e não o objetivo do trabalho, principalmente na formação.

 Entendo que a formação no Futsal, à imagem de outras modalidades, deve respeitar as fases de evolução de um atleta para que ele aprenda e evolua na modalidade. Exemplo: se uma criança entra para o Karaté, primeiro aprenderá os movimentos, os golpes, a defender, a coordenar movimentos, a ganhar destreza física para a modalidade e só muito depois entra em competição, o mesmo para tantas outras modalidades praticadas pelas nossas crianças. Porque os nossos Petizes têm de ganhar? Irão eles com 7 anos ter um percurso todo no Futsal? Estarão eles mais interessados em ganhar ou em se divertir? Terão eles a perceção do que significa ganhar a um amigo que depois combina ir para o parque brincar? Vi alguns bons jogadores de futebol, com esta idade, a fazer "montinhos" de areia enquanto jogavam futebol.

 O Futsal como todas as outras modalidades tem de ser ensinado para que o atleta se apegue à modalidade e se torne capaz de competir dentro do que a modalidade exige. Assim defendo o ensino do Futsal adequado às etapas nas quais o atleta se encontra e no fim o ganhar deve ser acessório no início e um vício no fim da formação.

 Partilho aqui, de forma algo simplista, um quando onde apresento aquilo que é a minha ideia na evolução do atleta nos diferentes escalões ao longo da sua formação. Este quadro é a minha ideia base do que entendo ser a orientação na coordenação da formação num clube.

Apenas notar que os atletas chegam à modalidade em diferentes faixas etárias, devendo ser feita uma análise e, se necessário, iniciar o ciclo de aprendizagem em escalões superiores.

Aos que tiverem algum interesse em o analisar agradeço a opinião critica ou outra visão para que eu possa também, de alguma forma, evoluir no meu pensamento.

Obrigado!


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cédula Treinador de Desporto Grau II

Princípios de Jogo de Futsal