Esclarecimento

Não é meu costume comentar publicamente as atividades da minha equipa, temos lugar próprio e por opção é em lugar próprio que o fazemos, também não critico quem o faz e das diversas formas que o possam fazer, apenas é um modo de estar, nada mais. No entanto entendi abrir uma exceção face a alguns mal entendidos que me pareceram ter acontecido, nomeadamente pelo comentador do nosso campeonato no site do Futsal Distrital, o Sr. André Martins.
É do conhecimento geral de quem acompanha os jogos do Freixieiro no Choradinho, que faz parte da tradição (pelo menos na presente época) termos animação musical antes dos jogos, que inclusive desde a entrada e saudação até ao apito inicial o hino do Freixieiro é entoado. Também será facilmente comprovado que nos jogos da equipa sénior o entoar dos golos, o resumo da partida nas pausas, entre outras animações é comum e dá um toque especial à partida, tudo amavelmente e excelentemente coordenado pelo nosso simpatizante e amigo Joaquim Ferreira. O que aconteceu no último fim de semana foi apenas um estender dessa atividade comum nos jogos do Freixieiro (sénior) ao jogo dos juniores, com apenas um motivo -  o Sr. Nelson fazia anos - e fez tudo parte de uma surpresa para celebrar esta data, e de facto como correu bem esta festa! De facto muitas vezes “vemos” com os ouvidos e não com olhos de ver, pois seria facilmente percetível, até pelo cantar dos parabéns a você que cantamos no fim do jogo. Claro que o nosso adversário nada tem a ver com isso, mas também que fique claro que não foi com qualquer propósito focado no nosso adversário que foram feitas qualquer atividade fora do comum, mas sim com uma celebração que foi decidida fazer e em nossa casa e por isso nada a prestar contas.
Quanto a comentário jocosos, confesso que não me apercebi, não sei se o André refere-se a atletas e se assim for claro que não fico contente pois a minha postura para com o jogo nada tem a ver com esse tipo de comportamentos, Contrariamente a outros. Aliás fui o primeiro a confortar os atletas adversários, um a um com uma mensagem clara de que o valor deles nada tem a ver com o que se tinha passado no jogo, valem muito mais, e isso é claro pelo campeonato que fizeram até determinado momento, conforme refere o comentário do André. Se ouve picardias e alguns arrufos é próprio do jogo, não será bonito mas é próprio, aliás presenciei a um ou outro de parte a parte, e eu próprio aconselhei calma ao adversário com amarelo e que podia sair prejudicado para próximas jornadas. Aliás tenho amigos na equipa do Sangemil e não é meu costume rebaixar ou ter intenção alguma de rebaixar os meus amigos, normalmente preso muito as minhas amizades! Mas também vi atletas de parte a parte a terem fair-play uns pelos outros, e isso vi mais vezes do que o contrário, vi antes durante e depois, vi eu e quem quis ver.
Não tenho por norma festejar os meus êxitos por ser este ou aquele adversário, claro que acontecem aqui ou ali um ou outro jogos em que sai-mos mais ou menos satisfeitos com a nossa prestação, relembro o empate heroico frente ao Boavista, com apenas 5 atletas de campo e não foi por ser o Boavista mas sim pela forma como nos batemos, e no entanto valeu o mesmo 1 ponto que o empate dececionante no Barranha. Por isso no último fim de semana correu bem mas valeu apenas 3 pontos e não um campeonato. A festa, essa foi por outros motivos ainda maiores, a amizade e a gratidão!
Mais uma vez, parabéns Sr. Nelson!!


NOTA: Este post serve apenas de esclarecimento para os demais e não como resposta ou qualquer outra intenção de abrir debate. Depois disto remeto-me de novo à minha humilde condição de treinador, atividade que desenvolvo com tudo o que sei e com a paixão que lhe tenho, e sem qualquer intenção de protagonismos. O Futsal pode contar comigo e nunca tentar obter do Futsal qualquer tipo de notoriedade que não seja merecida!

Comentário publicado no Futsal Distrital

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cédula Treinador de Desporto Grau II

Princípios de Jogo de Futsal